O cuidado com a reputação na era digital

gastronomia

Fernando Moraes

Em minhas tarefas para produzir conteúdo sobre gastronomia oriental, desenvolvia uma pauta e entrevistaria o dono de um restaurante, casa que também trabalha com a opção delivery. Pelo telefone anunciado, tentei o contato para marcar entrevista e não consegui. Ao entrar na página do estabelecimento na internet, dei de cara com várias reclamações sobre o atendimento e a falta de comunicação. Este é um exemplo de empreendedores que falham ao não cuidar de sua reputação online, algo muito perigoso nos dias de hoje.

Se antes, não bastava “ser”, era preciso “parecer ser”, com a exposição constante das pessoas e organizações na internet, esta premissa é ainda mais verdadeira. Não é porque você não liga para a internet que sua reputação não está sendo construída no ambiente virtual. As pessoas estão falando sobre o seu negócio, quer você queira ou não.

O engraçado é que, ao conversar com clientes do estabelecimento, vários ressaltaram a sofisticação dos pratos, a apresentação toda produzida, o cardápio variado, entre outras qualidades. Talvez, se o gestor estivesse atento às solicitações e reclamações feitas pela internet, a imagem que transmitiria pelas redes sociais fosse parecida com a relatada por seus clientes. Mas, como não foi bem assim, o que fica registrado para o público ver são as impressões negativas. E isso não apenas arranha a reputação, como também faz com que, em dois cliques, o consumidor em potencial procure o concorrente.

E procura mesmo. Para a mesma matéria, entrevistei o responsável por outro estabelecimento, cujo contato inicial foi feito por meio de sua página no Facebook. Com resposta rápida, o dono do restaurante disse que fica constantemente atento às redes sociais, uma vez que tem aumentado o pedido pela internet. Além do Face, os pedidos são feitos pelo Whattsapp, ferramenta que tem ajudado muito em seu negócio.

Estes dois exemplos antagônicos de atitude podem, cada vez mais, definir o destino das organizações daqui para a frente. Ou elas consideram a presença online de maneira estratégica e efetiva, ou estarão colocando em risco sua reputação e, consequentemente, seu negócio.

Fernando Moraes

Acesso Livre Comunicação

Assessoria, Consultoria e Planejamento

 

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