A importância do reconhecimento na gestão de pessoas

cassio ferrerPor Cássio Ferrer

Você já pensou sobre a importância do reconhecimento do seu trabalho? Como é bom ter um projeto reconhecido pelo cliente, não é mesmo? Quantas vezes nos deparamos com frases e depoimentos de clientes satisfeitos e quantas vezes deixamos de reconhecer um funcionário? Pense: se fora da organização isso é importante, porque dentro seria diferente?

O reconhecimento do trabalho do outro é algo bastante negligenciado no dia a dia profissional. Devemos prestar muita atenção no esforço de quem está do nosso lado.

Os colaboradores não procuram apenas reconhecimento financeiro, também querem fazer parte do projeto. O bom para eles também é bom para a empresa. Reconhecer um bom trabalho executado pode potencializar atitudes, a proatividade e consequentemente melhorar os resultados dos projetos desenvolvidos na organização.

Quanto mais o trabalhador estiver satisfeito, mais ele, como um de seus principais públicos de interesse, repercutirá de maneira positiva os valores de sua marca. E, dentro da organização, o bem-estar entre funcionários e gestores pode eliminar ruídos, tornar a comunicação mais transparente, entre outros fatores positivos.

No livro Dependência, Compulsão e Impulsividade de Analice Gigliotti e Angela Guimarães detalha sobre instintos vitais:

Evoluindo há milhões de anos, o pólo sub-cortical do SCR fornece o drive para que os animais busquem a satisfação de seus instintos vitais: buscar alimentos quando famintos, buscar água quando sedentos, copular quando excitados e cuidar de si e de seus filhotes contra a ação dos predadores. Este processo evoluiu de forma que as necessidades biológicas fossem transformadas em instintos, e a satisfação destes instintos sinalizasse sensações de “recompensa “prazer”. 1.14 Assim, justamente o que traz “recompensa”, “prazer”, para um animal, são aqueles comportamentos que ele deve ativamente buscar para satisfazer seus instintos de preservação. Esta percepção de “recompensa” regula o comportamento para que os animais repitam sistematicamente a busca dessas sensações – através da satisfação continuada desses instintos.

Vale lembrar que, se críticas devem ser feitas em particular, o reconhecimento deve ser público.

Ele pode estar presente na pauta das reuniões periódicas com a equipe ou por meio de programas específicos. Reconhecer o empenho, desempenho, trabalho ou auxílio prestado de forma excepcional faz toda a diferença.

Pense na importância do reconhecimento e o quanto isso pode ser bom para o trabalhador e para a organização.

Cássio Ferrer

Publicitário e consultor de negócios

Diretor da Addaditivo

Associado da Acesso Livre Comunicação

Quer saber sobre novidades na Comunicação e no Marketing capazes de alavancar seu negócio ? Que tal bater um papo com a gente, falar sobre seus projetos e objetivos. Deixe seu contato abaixo e entraremos em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *