Como fortalecer a reputação da empresa em redes sociais

acesso livre comunicacao heineken walmart subway

Subway, Walmart, Heineken. Em comum, elas usam redes sociais para fortalecer a reputação. Mas nem só megaempresas podem se beneficiar dessas ferramentas.

Há vários anos, organizações como as citadas acima figuram entre as mais bem classificadas quando o assunto é reputação na internet. E isso tem uma razão: elas investem no relacionamento com seus públicos com a ajuda das redes sociais.

O processo é simples, mas depende de tempo de dedicação, estratégias adequadas, planejamento que deve ser seguido fielmente e muita informação útil e relevante para o público com o qual se deseja conversar.

Porque estar nas redes

Há alguns anos, para criar relacionamento com a sociedade ou gerenciar crises, empresas recorriam a assessorias de imprensa e relações públicas que atuavam exclusivamente de maneira off-line. Hoje, as redes sociais podem ser muito mais letais para destruir uma reputação, já que uma informação negativa pode se espalhar rapidamente.

Use a seu favor

Por outro lado, você pode usar a agilidade e força de exposição das redes sociais a seu favor, levando informações úteis ao seu público, estabelecendo um diálogo direto e favorecendo o engajando com sua marca.

Por exemplo: uma pizzaria delivery pode falar sobre suas receitas, seu modo de produzir a massa, os ingredientes de boa qualidade com que produz, lançar novas receitas. Em contrapartida, se o produto for mesmo de qualidade, o próprio cliente fará o papel de mídia, deixando seu registro de que curtiu ou falando bem de seu produto para que outros vejam. Além disso, é possível usar o whatsapp para agilizar pedidos e entregas, o que tem dado muito certo para empresas que trabalham com delivery.

Depoimentos de clientes

Se você percebe que os clientes, espontaneamente, falam bem de seu produto ou serviço, explore isso de maneira inteligente. Em seu blog – e isso é algo que uma empresa que pensa em investir em marketing de conteúdo deve pensar -, utilize estas opiniões, faça promoções que induzam este consumidor a transmitir uma informação positiva ao respeito do seu produto, registre em vídeos, destaque em seus canais. Afinal, é muito mais fácil sermos convencidos por alguém que já comprou e gostou do que por folhetos distribuídos aleatoriamente.

Fale com seu público

Obviamente, se sua empresa é de pequeno porte, você não precisa falar diretamente com milhões de pessoas como as do ranking mundial, mas pode se aproximar de seu público com facilidade. E não é caro como parece. Hoje, existem agências que oferecem este serviço ou mesmo consultores especializados, que podem treinar pequenas empresas ou microempreendedores para que façam um trabalho que garanta bons resultados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *